sábado, 16 de maio de 2009

SP2


Lançado em 1972 para competir com os esportivos de sucesso da época, como o Karmann-Ghia e o Puma, o SP2 foi o primeiro automóvel totalmente idealizado no Brasil, em parte pelo fato de o mercado de importações automotivas na década de 70 estar fechado no país. Outra parte graças a Rudolf Leiding, então presidente da Volkswagen do Brasil, que tinha uma certa liberdade na subsidiária brasileira da empresa. Isso beneficiou seus executivos a trabalharem no chamado Projeto X, que daria origem ao carro, e que ficou trancado a sete chaves durante esse período. Seu nome é uma homenagem a cidade de São Paulo, embora alguns historiadores dizem se referir a Sport Prototype. Liderada por Senor Schiemann, a equipe desenvolveu um carro esportivo de carroceria leve, em chapa de aço (o Puma, líder do mercado, era feito de fibra de vidro), com desenho arrojado e o desempenho e a confiança da VW. A equipe apresentou o protótipo em março de 1971, na Feira da Indústria Alemã, em São Paulo, mas o automóvel só ganhou as ruas no ano seguinte. Integrante, na realidade, de uma série, pois havia também o SP1 com motor 1600, o SP2 tinha motor de 1700 com 75cv de potência, desenvolvia 160km/h e consumia 10 litros/km, e foi o modelo que prevaleceu no mercado. O carro teve origem sobre a plataforma da Variant, que por sua vez juntamente com o próprio SP2 e a Brasília, tiveram inspiração no europeu VW 412. Uma característica que chamava a atenção era a altura do carro, apenas 1,158m, o carro mais baixo produzido no Brasil até hoje. Desde o início o automóvel chamou a atenção do público e da imprensa especializada, principalmente por seu requinte no acabamento interno. Contudo, o SP2 não conseguiu superar seu rival em desempenho, o Puma, mais leve e mais econômico. O preço do modelo também não ajudava, pois à época comprava-se 2 Fuscas com o mesmo valor. Já em 1976 o carro deixou as linhas de montagem da fábrica, com um total de 10207 unidades vendidas e apenas 670 exportadas para a Europa. Hoje é um ítem de coleção raro, e um carro bem conservado pode atingir um alto valor. Vale a pena ouvir o motor do SP2 no comercial lançado na época, no http://www.youtube.com/watch?v=xALfreeYqx4

Fontes:
wikipedia.com
v8ecia.com.br
vwsp2.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário