quarta-feira, 29 de julho de 2009

DKW - Parte II - Vemaguet

De 1956, ano em que foi produzida, a 1961 esta simpática perua produzida no Brasil pela Vemag não tinha nome. Seu primeiro apelido foi "risadinha", pelo formato da grade dianteira, e finalmente em 1961 o nome Vemaguet. Seu primeiro modelo saiu da fábrica do Ipiranga, em São Paulo, com 60% de nacionalização e teve a presença do então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Durante sua vida recebeu as mudanças realizadas pela Vemag em seus carros, acompanhadas de empolgadas campanhas publicitárias, que não poupavam elogios e informações como a de que possuía o maior porta-malas entre todos os carros fabricados no país, e que rebatendo o banco traseiro ganhava-se mais 2,2 metros quadrados de espaço. Seu câmbio era em cima, acoplado ao volante, e foi "copiado" no início dos anos 90 pelo Fiat Pálio, pelo Corsa da GM e pelo Mercedes Classe A, sem o mesmo "sucesso", obviamente. Foram produzidos modelos populares financiados pela Caixa Econômica, que ficaram conhecidos como "depenados", devido a retirada de alguns itens para baratear os custos de produção. Alguns modelos ficaram marcados como característica da marca, como os revestimentos internos na cor vermelha. Ao todo a Vemag produziu cerca de 48 mil peruas nos 11 anos de fabricação, e em seu derradeiro modelo, com faróis duplos e a grade reestilizada, também ficou conhecida como "gargalhada". Acompanhe uma matéria do Auto Esporte com uma Vemaguet "Gargalhada" e veja a "imitação" do Mercedes Classe A que não deu certo.
http://www.youtube.com/watch?v=OOFzIhN5PiE

Nenhum comentário:

Postar um comentário