sábado, 11 de julho de 2009

Curtas: Ford Corcel I

Apresentado ao público de São Paulo em 1968 no VI Salão do Automóvel, já no Anhembi, o Corcel I, como ficou conhecido depois do lançamento do Corcel II, teve grande aceitação do consumidor. Em 1969 as vendas já atingiriam 50 mil unidades. O carro trouxe algumas inovações tecnológicas ao Brasil, como circuito selado de refrigeração, coluna de direção bipartida e um sistema bem mais moderno de tração dianteira, o que dava ótima estabilidade e boa adaptação ao solo brasileiro. O projeto original pertencia à uma parceria da Willys com a Renault, e quando a Ford comprou os direitos da Willys ficou o projeto. Ao longo de sua vida, entre 1968 e 1977 (depois viria o Corcel II) o carro teve várias reformulações importantes. O modelo GTXP era autamente esportivo, com capô pintado de preto fosco (isso em 1971), teto em vinil, faróis de longo alcance, painel com instrumentação completa e motor de 1.3l e 1.4l de potência, o que permitia ao carro chegar aos 100km/h em 17 segundos e atingir a máxima de 150, ótimo número pra década de 70 e o que deixava seus concorrentes diretos para trás.

Veja no programa Auto Esporte uma coleção de 18 Corcel I, no Ceará. Sensacional.
http://www.youtube.com/watch?v=gKd7DxMZTFs
Confira comercial do carro em 1970:
http://www.youtube.com/watch?v=iUQj903z76Q

Nenhum comentário:

Postar um comentário