domingo, 20 de setembro de 2009


Lançada em 1975 pela Estrela, a Jamanta Comando Eletrônico foi o primeiro brinquedo com comando eletrônico de botões fabricado pela empresa. Era um caminhão cegonha que vinha com 4 carros, 1 Maverick verde, 1 Passat amarelo, 1 Puma vermelho e 1 Chevette branco. Seus botões ficavam no teto e eram a sensação da molecada (e dos pais também) pois faziam a Jamanta ir para a frente, para trás, para os dois lados e parar. Lembro até hoje do dia em que ganhei a primeira Jamanta, apesar dos 4 anos de idade que eu tinha na época (1976). Só ia dormir com muita insistência da minha mãe, e não via a hora de acordar pra brincar de novo. Eu a guardava em sua própria caixa, sem a proteção de plástico, que eu adaptei e imaginava ser uma garagem, e sempre guardava manobrando o caminhão. Juntamente com o Atari, em 1985, é o único brinquedo que recordo o momento de abrir a caixa. Em 1984 ela foi relançada, e como eu já não tinha mais a minha, meu pai comprou de novo, mas não foi a mesma emoção. Certo dia, numa feira de antiguidades, vi uma na caixa, há uns três anos atrás, depois de mais de 20 anos sem vê-la. Me espantou a simplicidade e o tamanho, pois na minha lembrança infantil era muito rica em detalhes e muito grande também. O preço também me espantou, R$ 450,00. E quase que eu compro. De tanta saudade, vou postar aqui no blog a história de seus quatro carros e de minhas lembranças desses carros quando eu era criança (faz tempo...). Aguardem.
Fontes:

3 comentários:

  1. Não é mentira, uma vez eu quebrei uma jamanta de um colega de prédio e minha mãe me pos de castigo por alguns dias, não lembro quantos, mas foi uma das coças mais feias que eu já tomei, porque eu fiz de propósito ainda por cima, porque o moleque veio com uma do tipo "eu tenho, você não tem" e aí eu aproveitei que ele deu mole e mandei pro saco.

    O resto é silêncio!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, esse moleque é tipo o Kiko, do Chaves, mereceu.
    Abraço
    Atila Serdera

    ResponderExcluir
  3. Eu queria só os carrinhos que vinha na carreta se eu achar , acho que era um puma , um maverick ,um passat e um chevette.

    ResponderExcluir